Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo. (Confúcio)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sobre as "grandes ideias" do Senhor Gustavo Ioschpe

"Mais uma vez uma matéria de O globo apoiando as ideias estapafúrdias do Sr. Gustavo Ioschpe me tira o bom humor em uma manhã de fim de semana. Pelo menos agora o Jornal informa a sua especialidade “economia da educação”; a dúvida é o que seria isto? Provavelmente, como construir uma boa educação pública gastando pouco, a grande ilusão da elite que explora o país.
Como o Sr. Gustavo, com certeza, nunca teve de reger uma dessas turmas, para qual vaticina, soluções, vou esclarecer para ele uma coisa: o maior prejudicado pela sua ideia não serão gestores e professores, mas sim os alunos que ficarão estigmatizados e constrangidos. Quem tem, ou já teve, a responsabilidade de lidar com alunos adolescentes com dificuldades na aprendizagem (faço parte de um projeto voltado para eles), sabe que a maior dificuldade é o medo de ser reconhecido como incapaz. Por essa ideia, repito, estapafúrdia, todos os alunos que estudarem na escola serão os alvos dos colegas, dos vizinhos; serão os “burros”, que estudam na “escola de burros”. Um absurdo desse só pode ter saído da ignorância do Sr. Gustavo Ioschpe em relação ao cotidiano escolar". 
Este texto foi enviado a seção de cartas de O Globo em 02/07/2011, comentando a matéria, publicada no mesmo dia, em que o Sr. Gustavo defende que seja colocada uma placa com a nota da escola no IDEB na frente da mesma, como esperava não foi publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário